



A diretoria da AMA se apresenta aos amigos e moradores




A diretoria da AMA se apresenta aos amigos e moradores


O objetivo da comunidade, representada pela AMA, é ganhar força e voz para reclamar: Torre não, na Germano Petersen Jr. junto aos poderes públicos e privados envolvidos neste empreendimento imobiliário.A AMA reavaliou a questão relacionada a proposta de mudança do nome da Praça na Germano Petersen Jr; que homenageia a memória do Sr. Joaquim Rache Vitalle – antigo proprietário de terras no bairro Auxiliadora. Mesmo sensível ao apelo de moradores e moradoras à reivindicação da substituição do nome, em homenagem ao Sr. Waltoir Bitencourt - personagem querido do bairro e da rua gravado na memória afetiva da comunidade – a AMA decidiu não continuar a Mobilização Comunitária com esse propósito. Seria um movimento extemporâneo: fora do seu tempo. A Câmara Municipal atendeu solicitação de familiares do Sr. Joaquim, cujos preparativos para inauguração – como a placa com o nome para a praça – aguardam apenas a confirmação da data pela SMAM. Sendo assim, propomos criar nova forma de homenagem a memória do 'Seu Walter', como também era chamado o Sr. Waltoir. E, ao mesmo tempo, prestar nossos respeitos a memória e a família do Sr. Joaquim.
João Volino Corrêa
Presidente

A Festa Junina Comunitária do Bairro Auxiliadora realizada domingo foi de confraterização entre familiares, vizinhos e amigos para celebrar a conquista da mobilização comunitária!
Foram oferecidos a comunidade muito quentão e refrigerante, além de milho verde, pipoca e rapadura. A AMA também apresentou paineis informativos com a história do bairro Auxiliadora, a trajetória de realizações da entidade, desde 1965 até 2008, e ainda o Plano de Gestão Distrital e o PAS - Programa de Atividades Socioculturais.A caminhada celebrou a conquista comunitária formalizada na véspera, em audiência com o executivo municipal, e contou com a presença da comunidade além das especialíssimas participações de: Raul Agostini, presidente da Moinhos Vive; Ana Lucia D'Angelo, presidenta da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência e, representenda a Prefeitura, Jairo Machado, chefe do serviço de administração patrimonial do DMAE. A estudante de jornalista e moradora da rua Cândido Silveria, Mariana Lenz, acompanhou a caminhada e produziu matéria a respeito no link: http://cyberfam.pucrs.br/online1noite/index.php/geral/2-geral/90-moradores-da-auxiliadora-ganham-area-de-lazer

A moradora Maria Cláudia, que vive na Xavier Ferreira n°165 (esquina Mata Bacelar) desde 1965, colou no muro de sua casa um cartaz repudiando a recente mobilização dos comerciantes locais que pretendem abrir uma rua no local. A atitude da moradora é sintomática e vai de encontro com o pensamento da AMA, que defende a construção de uma passagem de pedestres com área de lazer.
A seguir, a transcrição do texto:
A AMA deu início às suas atividades em reunião no Colégio Piratini, no último dia 03 de abril de 2008, com presença de moradores e apresentação dos membros da diretoria.
João Correa e Fernando Mello, respectivamente presidente e vice-presidente da associação, conduziram o encontro onde apresentaram o plano de gestão para o biênio 2008-2009.
Na ocasião, foi apresentato também o logo da AMA, desenvolvido por Guto Bozzetti, diretor de comunicação da associação.